sábado, 2 de junho de 2018

Resenha: Pirados - Perfeitamente bagunçados, de Camila Martins

|
Olá, leitores!
Trago uma resenha de um senhor livrão para que curte romance. Aqueles que acompanham o Wattpad podem já tê-lo visto nas indicações, pois se trata de um sucesso dentre as leitoras.


Autora: Camila Martins
Páginas: 430

"Quando se passa na vida toda flutuando, sem eira nem beira pelo ar, ao encontrar o amor, ele se torna chão. Você enfim pode descer e com as próprias pernas andar. E então você descobre que o comum é extraordinário e que amar é viajar por todos os continentes sem sair de casa. Porque sua casa é sagrada. Porque você quer ficar."

Resenha:

AVISO: esse livro pode te causar risadas gostosas, lágrimas inesperadas, loucuras ressaltadas e diabetes com uma bela dose de mel e bolo quente ao som de uma boa e velha da MPB.
Barbara sempre teve um jeito só dela e assim fazia de tudo. Mandona, atrapalhada e muitas vezes desajustada, preferia se manter no seu mundinho onde ela era imperfeita, porém feliz junto a sua única e melhor amiga desde infância, Nanda.
Quando menos espera, Barbara reencontra um antigo amor. Eduardo Marra, a exceção, o rapaz que a fez suspirar oito anos antes, contudo numa ilusão de tentar se aproximar da melhor amiga por quem verdadeiramente era apaixonado.
Agora, ele está mudado e vai provar isso. Divorciado e igualmente bagunçado, tentando lidar com as crises que seu TOC traz para sua vida e procurando algum novo motivo para não surtar.
O encontro acontece num simples elevador, mas promete bem mais do que se pode imaginar.
Romances, reviravoltas, discussões, paixões, hot (porque siiim), muita comida, trilha sonora e doideiras invadem sua mente quando nota o quanto Barbara e Eduardo combinam, ainda que pareçam bastante opostos.
Ela com sua bagunça. Ele querendo arrumar tudo. Se há maior e melhor contradição, desconheço.
Lendo, é possível embarcar numa escrita de "gente como a gente" que a autora nos proporciona através dos personagens que também se encaixam nessa categoria. Tem coisa melhor?
Trata-se de um livro bem grandinho, não nego. São quatrocentas e tantas páginas que você muda da água para o vinho e vai do "casem logo" para o "chega de melação".
Pois é! Para quem prometeu não ser normal em nada, Barbara e Eduardo conseguem transmitir aquele romance açúcar com açúcar bem forte quando quererem. Frases de efeito não faltam. Declarações, muito menos, afinal, para que filtro?
Com eles também aprendemos a nos permitir. Acho que "Tempos Modernos" também é uma canção que poderia se encaixar muito bem em meio a narrativa, todavia, se Camila esqueceu de adicionar, eu trato de colocar.
A playlist é enorme e incrível. Só musicão! Sem contar os personagens que as vivem como se não houvesse amanhã.
Opa! Mais uma referência, agora do Legião!
A história segue leve, livre e solta. Tudo bem que algumas vezes dá aquela empacada, te faz pensar "pelo amor de Deus, acaba logo com isso e vão para o quarto". Se bem que para eles nem importa o lugar. Sala, quarto, carro, praia... Chega ou solto spoiler!
A autora trabalha muito bem o psicológico dos personagens de uma maneira que normalmente não seria vista como a mais "racional", mas convenhamos ter tudo calculado a todo instante é não só um tédio como falho. Sempre terão surpresas e não podemos simplesmente ignorá-las, pois nelas talvez estejam experiências incríveis.
Ansiedade é outro assunto o qual vale e muito a pena ser ressaltado nessa trama. "Pirados" pode ter surgido no Wattpad como somente mais um romance, porém conquistou muitos leitores e a autora também com seu humor e sabedoria ao tratar assuntos importantes. O Transtorno Obsessivo Compulsivo, conhecido como TOC, não é brincadeira. Não é mero perfeccionismo. Quem passa por isso sabe o quanto é complicado suportar certas situações. Não sofro com o TOC, porém ansiedade é algo que me abala e muito. Nem todas as noites são perfeitas em sonhos, porque não há sequer a oportunidade de dormir e isso é somente um grama do que realmente acontece nesse cotidiano agitado.
Ainda temos a pressão social. Barbara é considerada por muitos deslocada. Sem faculdade, trabalhando naquele emprego chato que te liga cedo e te empurra várias promoções que 99% das vezes você não está interessado.
Ambos são retratos de pessoas comuns que têm muito a oferecer. Quantos são os livros em que vemos profissões simples sendo trabalhadas?
Talvez nessa resenha, assim como em outras porque gosto do que faço e se for para resenhar que seja com qualidade, eu esteja tagarelando. Não sou assim tão diferente de Barbara e gosto disso. Me encontrar entre as manias dos personagens foi o que trouxe "Pirados" ainda mais para minha realidade e ver que sou igualmente pirada e igualmente bagunçada como eles. Acima de tudo, feliz com isso!

Nota (4,5/5): 🌟🌟🌟🌟

Nenhum comentário:

Postar um comentário